Nos dias atuais é importante que as empresas estabeleçam uma cultura de feedback aos colaboradores, o que significa uma prática de criar um momento de diálogo, geralmente entre gestor e liderado para avaliar sobre performance e estabelecer melhorias.
O feedback é uma atitude de interesse pelo desenvolvimento humano e deve ser algo positivo, utilizado para aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais, além de oferecer um overview de todo o processo e desenvolvimento da empresa.
A cultura potencializa as ações dos colaboradores e a prática traz resultados que melhora a performance e ambiente corporativo.
O feedback praticado pelas empresas pode ser algo simples, por vezes, aplicado de forma instantânea, sem precisar aguardar o período das avaliações de desempenho que ocorrem geralmente em períodos semestrais ou anuais.
Empresas que trabalham com essa cultura, conseguem criar equipes mais engajadas, produtivas e motivadas a contribuir com o crescimento e sucesso do negócio.
De acordo com uma pesquisa feita pela Gallup, conversas regulares permitem que gerentes e funcionários desenvolvam relacionamentos reais e trabalhem juntos, à medida que acontecem as mudanças dentro de uma empresa.
Abaixo, citamos alguns benefícios de se caminhar na cultura do feedback:
1. Engajamento ou empoderamento do colaborador
O colaborador pode ter voz, mostrar seu potencial e contribuir com novas ideias, visão de mundo e se engajar pelo sentimento de pertencimento.
2. Melhora na performance
Surpreendentemente é possível atingir incríveis resultados por meio dessa cultura, no que resulta o aumento da performance dos colaboradores, além de facilitar a identificação da necessidade de treinamento e desenvolvimento.
3. Resolve problemas pontuais
A prática do feedback mais curto ou instantâneo, ou seja, fora dos períodos de avaliação de desempenho, pode otimizar tempo, recursos e redução de custos, e evita que problemas pontuais gerem impacto no negócio ou se prorroguem por muito tempo.
4. Clima de segurança e transparência nas relações
A comunicação aberta, quando aplicada por um líder sensato e maduro, gera liberdade para o colaborador se posicionar diante dos mais complexos cenários, além de criar um sentimento de confiança, uma forma de fazê-lo se sentir mais importantes e acolhido. É uma via de aprendizado para todas as partes envolvidas e uma possível forma de corrigir várias falhas que, em muitos casos passam de forma invisível.
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